Quantos dias de atestado para entrar no INSS em 2022?

Nesse artigo, vamos explicar o conhecido Instituto nacional do seguro social ou melhor INSS, passando por quantos dias de atestado para entrar no INSS?

O INSS é uma instituição que tem como responsabilidade cuidar da aposentadoria dos cidadãos e também dos demais benefícios.

Existem várias formas do individuo conseguir se aposentar, pode ser por idade ou ate mesmo por doença.

No entanto, a dúvida que muitos trabalhadores tem é de quantos dias de atestado é preciso para entrar no INSS neste ano de 2022.

Além disso, no Brasil qualquer pessoa pagar uma quantia todo mês para a previdência social e assim garantir sua tranquilidade e consequentemente sua aposentadoria.

No Brasil as pessoas podem se aposentar a partir de quatro princípios um deles é por idade ou por tempo de contribuição.

Quantos dias de atestado para entrar no INSS?

quantos dias de atestado para entrar no INSS?

Para ser encostado pelo INSS, o trabalhador deve receber um atestado médico de mais de 15 dias de afastamento, ou vários atestados que somados dá mais de 15 dias.

Desta forma, ultrapassando esse período, a empresa deverá agendar uma perícia médica no INSS para o requerimento do Auxílio-doença.

A partir disso, o empregado deixa de receber o seu salário da empresa e passa então a ficar afastado pelo INSS, recebendo todos os meses o benefício por lá, enquanto perdurar o seu afastamento do trabalho.

Resumindo, quantos dias de atestado para entrar no INSS?

A partir de 15 dias de atestado, o empregado já deve ser encaminhado para a perícia médica do INSS.

Como funciona o afastamento do trabalho pelo INSS após sofrer uma lesão?

AFASTAMENTO INSS

Quando o trabalhador sofre um acidente tanto fora como dentro do ambiente de trabalho ou ate mesmo fica doente, a pessoa tem que mostrar um atestado de um médico para os supervisores da empresa, atestando que realmente foi ao hospital.

Os supervisores devem ter conhecimento sobre oque aconteceu com você, pois nos 15 primeiros dias a empresa que arca com as despesas.

Caso a pessoa tenha que se afastar por mais de 15 dias por conta da lesão/doença dentro de um período de 60 dias, o trabalhador deve solicitar ao INSS no qual é um benefício por incapacidade.

Já se o empregado não quiser colaborar com a previdência social ela deve solicitar o auxílio doença assim que acontecer a lesão ou a pessoa ficar doente. Para ter esse benefício a pessoa tem que estar parcial ou incapacitado temporalmente para o trabalho.

Após isso, terá que passar ao médico do INSS para alertar que de fato se encontra incapacitado para o trabalho, caso comprove veracidade o INSS vai pagar uma ajuda de custa para o trabalhador.

O que é INSS?

O instituto nacional do seguro social ou comumente conhecido como INSS é o órgão responsável por garantir o pagamento da aposentadoria e os demais benefícios que os trabalhadores em regime CLT podem usufruir.

No Brasil é obrigatório as pessoas contribuírem todos os meses com a previdência social por meio do INSS.

O que é a previdência social?

A previdência social é como se fosse um seguro, sendo assim ele consegue garantir uma renda extra ao trabalhador e sua família em casos de doença, acidente, morte, velhice, gravidez ou até prisão.

O intuito da previdência é garantir uma renda extra as pessoas contribuintes, sendo assim, essas pessoas conseguem uma tranquilidade e sua família em relação ao seu futuro.

Para conseguir ter seu benefício o empregador tem que se cadastrar no site do MEU INSS e contribuir todo mês para a previdência. Todo trabalhador que se inscreve no site e assim contribui para a previdência recebe o nome de segurado.

O que é a aposentadoria para o INSS

A aposentadoria é o afastamento renumerado do trabalhador após este realizar os anos de serviços exigidos pelo governo federal e assim garantir tranquilidade no seu futuro.

Quem tem direito ao INSS

Vamos citar algumas pessoas que tem direito a aposentadoria, são estes:

No país temos quatro tipos de pessoas que podemos classificar. Como:

  • Por idade;
  • Por tempo de contribuição;
  • Por invalidez; e
  • Aposentadoria espacial

Idade mínima para entrar no INSS

Em 2022, a idade mínima para as mulheres se aposentarem são 62 anos e no mínimo 15 anos de contribuição na previdência social.

Já os homens, a idade mínima para se aposentar é 65 anos e no mínimo 20 anos de contribuição na previdência social.

Quem paga pela aposentadoria

Os valores da aposentadoria são financiados pelos trabalhadores que pagam a previdência social. Esses valores seguem uma tabela de contribuição mensal com as faixas de salários de cada trabalhador.

Geralmente os pagamentos são realizados todo dia 15 de cada mês, cada trabalhador se enquadra na sua categoria, por exemplo: empregados domésticos, empregados, trabalhadores avulsos se enquadra numa categoria diferente de segurados individuais e facultativos.

Agora que você já sabe quantos de atestado para entrar no INSS? Não vai perder mais tempo com dúvidas. Deixe aqui nos comentários se você já sabia dessas informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.