Meu INSS 2021: como acessar, agendar e consultar

Para ajudar e simplificar a vida dos milhares de beneficiários do Instituto Nacional de Serviço Social, mais conhecido como INSS ou então Previdência Social, a instituição criou um aplicativo chamado MEU INSS 2021.

Assim, uma série de serviços referentes ao próximo ano podem ser consultadas e realizadas pelo aplicativo e portal Meu Inss 2021. Através dele, é possível:

  • Consultar extratos
  • Realizar agendamentos
  • Esclarecer dúvidas
  • Consultar resultado das perícias
  • Solicitar serviços e benefícios
  • Buscar agências
  • Muito mais

Portanto, para ajudá-lo a acessar todas essas informações e evitar as intermináveis filas dos postos de atendimento do INSS, preparamos este artigo completo com tudo o que você precisa saber para aproveitar melhor o novo portal da Previdência Social.

O que é o Meu INSS?

O Meu INSS é um aplicativo da Previdência Social que disponibiliza ao cidadão, de maneira simplificada e online, uma série de informações, dados, relatórios e serviços sobre sua vida previdenciária.

Você pode acessar o Meu INSS na palma da sua mão. Isso mesmo! O Governo Federal disponibilizou o portal na versão de aplicativo e, para a nossa surpresa, ele funciona muito bem.

Para adquiri-lo, basta acessar a Play Store (android) ou Apple Store (para Iphones) e fazer o download do aplicativo.

Em seguida, você precisará fazer o seu login e pronto! Todas as informações já estarão disponíveis para você, diretamente em seu smartphone.

Como se cadastrar no MEU INSS 2021?

Ao contrário do que muita gente pensa, se cadastrar no MEU INSS é muito simples! Para isso, você precisará acessar o portal Meu Inss.

Em seguida, clique em “Cadastrar Senha”. Então, você será direcionado para essa página:

Meu INSS 2021 - como cadastrar?

É preciso, nessa fase, preencher todos os dados solicitados pelo portal. Não deixe, também, de confirmar que você não é um robô e acessar o termo de Uso e Política de Privacidade.

Para validar o seu cadastro, você também precisará confirmar alguns dados e responder algumas informações. Por isso, tenha os documentos em mãos e fique atento às perguntas, ok?

Ao final do cadastro, você receberá uma senha provisória que, após o login, deverá ser trocada. Nunca utilize uma senha fácil ou sequência, pois as informações no Meu INSS 2021 são importantes!

Quais são os serviços disponíveis no portal?

Quando falamos que o portal Meu INSS facilita mesmo a vida das pessoas, nós não estamos mentindo!

Através do Meu INSS, você poderá:

  • Verificar o resultado da perícia
  • Agendar atendimentos
  • Consultar declaração de benefício
  • Verificar revisão de benefício
  • Consultar extrato previdenciário
  • Agendar perícia médica
  • Pegar o extrato de Imposto de Renda
  • Checar extrato do empréstimo consignado
  • Solicitar benefícios

Incrível, não é mesmo? Você pode fazer tudo isso diretamente do seu celular, tablet ou computador sem precisar dar início aos processos diretamente nos postos de atendimento.

Isso, sem dúvidas, facilita a vida de milhões de pessoas e diminui até as filas de quem realmente precisa comparecer em uma das agências do INSS.

Como consultar extrato de pagamento do INSS?

De tempos em tempos, algumas pessoas precisam, ou apenas querem, consultar o extrato de pagamento do INSS.

A boa notícia é que, para isso, você não precisa ir até uma agência da Previdência Social. Para consultar o extrato de pagamento do INSS, portanto, você só precisa fazer o seu login no MEU INSS.

Após realizar o cadastro e trocar a sua senha, você irá entrar na página inicial do portal, certo?

Em seguida, no canto esquerdo da tela, basta clicar em “Extrato de Pagamento de benefício”.

Outra forma de fazer isso sem sair de casa é ligar no telefone 135, o canal de atendimento ao cidadão específico da Previdência Social, com profissionais capacitados para orientá-los durante o processo e esclarecer todas as dúvidas.

Dúvidas frequentes sobre o Meu INSS 2021

É claro que, assim como outras novidades, o portal Meu INSS ainda é motivo de muitas dúvidas.

A primeira delas, em geral, diz respeito exatamente à segurança de todos os dados. Esse, entretanto, não é motivo para preocupação.

Isso porque todos os dados disponíveis no Meu INSS são pessoais e confidenciais. Essa informação vale tanto para o site, quanto para o aplicativo.

Além disso, algumas vezes, devido a algum problema com os dados cadastrais ou o próprio funcionamento do portal, os cidadãos podem ter algumas dúvidas.

Por isso, confira, a seguir, os principais problemas ou dificuldades que algumas pessoas enfrentam com o Meu INSS 2021 e como resolvê-los!

“Existem divergências nos dados cadastrais” – O que fazer?

Esse é um problema que, sem dúvidas, atrapalha centenas de brasileiros. É muito comum, ao tentar fazer o cadastro no portal Meu INSS ou na hora do login, aparecer a seguinte mensagem:

“Existem divergências nos dados cadastrais”

Mas, acalme-se, pois isso não é tão difícil de resolver e, certamente, não será uma dor de cabeça para você.

Isso acontecer porque, em geral, existe algum dado diferente entre o cadastrado. Pode ser coisas simples, como nome de casado, data de nascimento ou algum dado que foi cadastrado com algum erro.

Caso isso aconteça, não vai ter jeito. Você precisará ir até uma agência da Previdência Social e, então, pedir uma senha provisória para acessar o Meu INSS.

A parte boa é que, para isso, você não precisará esperar pelo atendimento, pois essa senha será entregue já na hora da triagem, evitando, assim, horas para ser atendido.

Meu INSS 2021 como trocar a senha provisória pela definitiva?

Ao inserir a sua senha provisória, como o próprio nome já diz, você precisará escolher uma definitiva. Isso acontece até pela sua segurança.

Assim sendo, após entrar no login, você precisará cadastrar uma nova senha.

Atenção: a sua nova senha deverá tem, ao menos, 9 caracteres. Além disso, um deles precisa ser uma letra maiúscula e número. Então você poderia, por exemplo, escolher algo como Josue2012.

Em seguida, será necessário confirmar a sua senha, clicar em “eu não sou um robô” e, por fim, clicar em “alterar”.

Pronto! Agora você já tem a sua senha definitiva que será utilizada cada vez que você entrar no sistema para efetuar consultas, agendamentos ou realizar algum requerimento.

Caso você ainda tenha alguma dúvida ou até mesmo dificuldade com o portal, não deixe de acionar o telefone 135. O atendimento é ótimo e os profissionais são muito claros e pacientes.

Você também pode consultar este guia com outras dúvidas frequentes do portal, criado especialmente pelo próprio Governo Federal.

E lembre-se: diversos benefícios do INSS podem ser solicitados via app, inclusive o Salário Família 2021!